Institucional

Nossa História


Idealizado pelo saudoso Padre Lauro Sigrist, nosso projeto nasceu em 09 de novembro de 1979 como um espaço de acolhimento a criança em sua primeira infância.


A CONFIANÇA EM ALGO POSITIVO – A ESPERANÇA NO FUTURO – em latim “SPES”, sempre foi nosso lema.


Aos poucos fomos entendendo que nosso papel poderia ser ainda maior, tomamos corpo e transformamos o acolhimento em projetos de pleno desenvolvimento da criança, pela perspectiva da educação.


Atualmente atendemos 143 (cento e quarenta e três) crianças sendo: 70 (setenta) na Primeiríssima Infância (Creche) e 73 (setenta e três) na Pré Escola.


Para desempenharmos essa tarefa de maneira efetiva, contamos com verbas oriundas dos convênios firmados com Órgãos Públicos, como SME – Secretaria Municipal de Educação e CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Também recebemos apoio efetivo da FEAC – Federação das Entidades de Assistência Social, contribuição de nossos Associados e doações espontâneas da Comunidade, além de recursos arrecadados por meio de diversas Ações Beneficentes que organizamos.

Ao longo desses quase 42 (quarenta e dois) anos de existência, já atendemos 941 (novecentas e quarenta e uma) famílias e pudemos proporciona aprendizado a 1.521 (um mil, quinhentos e vinte uma) crianças.


Somos orgulhosos do trabalho que realizamos, com muito empenho e constante aprimoramento de nossos profissionais, que buscam atualização no uso de ferramentas e técnicas pedagógicas a fim de proporcionar às crianças o pleno desenvolvimento, baseado na valorização do vínculo afetivo, na promoção da autonomia e o respeito à individualidade.

Missão

Somos uma Associação com fins não econômicos que tem por finalidade a prestação de serviço permanente e gratuito de Educação Infantil para crianças até 5 (cinco) anos e 11 (onze) meses, complementando a ação da Família e da comunidade, oferecendo a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, de acordo com as metas e diretrizes do Plano Nacional de Educação e padrões mínimos de qualidade estabelecidos pelo MEC Ministério da Educação.


Encontramo-nos inseridos na Macrozona 9, situada na porção noroeste do município de Campinas/SP.


Nossa MISSÃO é promover a formação educacional, emocional e ética na primeira infância, garantindo um aprendizado sustentável ao longo da vida escolar, para que cada criança, a partir de seu repertório cognitivo, construa as páginas de sua história e da sociedade em que vive, possibilitando um mundo melhor.

Visão

Ser uma Instituição de referência na Educação Infantil, sempre buscando a integração entre Aluno, Escola, Família e Comunidade, através do ensino-aprendizagem, estimulando o descobrir, o pensar e o respeitar, formando, assim, pessoas criativas, críticas e éticas, capacitadas à valorização de suas habilidades e competências, ao aprendizado autônomo e ao respeito a si e ao próximo, aptas para atuar e conviver na comunidade global.


O Professor tem papel de agente inspirador – motivador.

Valores

Autoconfiança – É um aprendizado que se desenvolve desde a primeiríssima infância, à medida que a criança percebe que pode conseguir aquilo que quer, a partir dos seus próprios atos e esforços e, também, à medida que é valorizada ou encorajada por outras pessoas (e por si própria), em suas realizações.


Autonomia – É um processo que também se inicia na primeiríssima infância, quando possibilitamos que a criança se aproprie de conhecimentos, por meio do diálogo e elabore uma reflexão crítica diante da realidade, decidindo entre uma coisa e outra, considerando o que é melhor para si e para o meio social que a circunda, adquirindo liberdade intelectual, possibilitando novas conexões para além das instituições.


Democracia – é a ação que rompe com o autoritarismo e imposição e promove uma educação na qual educador e educando são sujeitos, portanto ambos exercem a sua humanidade através do diálogo constante, a criança exerce o direito de expressar seus pontos de vista, de ter voz e vez, com possibilidades de compartilhar ideias, experimentar o mundo.


Ética – Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), assim se define os princípios éticos: “Princípios éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades”. Assim, a ação pedagógica ao contemplar a virtude moral, possibilitando ao educando práticas que favoreçam o desenvolvimento afetivo, que valorize a pluralidade, que entenda o outro como pessoa, potencializa, desde a infância, a constituição histórica da humanidade, a humanização e a caminhada para o bem viver.


Respeito à diversidade – Articulação das experiências e saberes da criança e seu patrimônio cultural, artístico, ambiental com outras realidades, promovendo o respeito pelas diferenças, construindo sentimentos positivos acerca da diversidade, a partir do brincar, partilhar, imaginar, observar, experimentar e questionar.


Responsabilidade – O responsabilizar-se é um exercício que se relaciona com a constituição de sujeitos autônomos, isto é, sujeitos que decidem livremente sobre os rumos de suas vidas a partir da responsabilização de suas escolhas.

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