Promover um espaço de integração entre os educadores, dialogando com o papel dos pais na relação com a creche foi o objetivo do segundo encontro “Quando tudo começa” comandado pela assistente social e mestre em serviço social e psicodramatista, Elizabeth Conceição Rossin, no último sábado, 6 de agosto, na creche do Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo (SPES).

Durante o evento, promovido por meio do Programa Educação: Conquista Coletiva (ECC), da Fundação FEAC, os educadores reproduziram situações concretas do cotidiano que envolvem as relações entre crianças, famílias e professores e também discutiram os diferentes papéis sociais desempenhados pelos pais e educadores.

Para a formadora, o encontro visa promover espaço de integração entre os educadores dialogando com o papel dos pais na relação com a creche. “Abordamos as relações interprofissionais e a convivência. Foi feita também uma avaliação e constatamos que há um desejo de mudança na aproximação entre pais, educadores e instituição e as relações estão sendo aprimoradas”, explicou.

Elizabeth Rossin também desenvolveu diversas atividades por meio de métodos psicodramáticos e técnicas que valorizam a criatividade e espontaneidade. “Essas vivências, que já englobou os pais e agora acontece com os educadores, estão despertando o desejo de qualificação do trabalho. Nosso próximo encontro deverá ser ainda mais rico com a união dos dois grupos”, resumiu.

As professoras e monitoras participantes do encontro aprovaram a iniciativa. “Foi um momento de acolhimento e troca de experiências entre o grupo. Passamos por várias dinâmicas e falamos sobre nossas expectativas e isso é um grande aprendizado e entrosamento. Acho muito importante surgir momentos como esse em que temos a oportunidade de nos relacionarmos como equipe e discutir nosso trabalho”, avaliou a professora Dinalva Chagas dos Santos.

“A dinâmica deste encontro proporcionou um momento de integração entre professores e monitores, muito expressivo, que culminou na exposição de interesses e expectativas em relação ao trabalho a ser desenvolvido ao longo do ano, que dialogaram diretamente com as intenções manifestadas, anteriormente, pelas famílias. Essa sintonia de desejos, com certeza, foi o primeiro passo para que escola e família possam compreender os seus papéis no processo educativo”, finalizou a assessora técnica do ECC, Adriana Aparecida Nunes da Silva.