Layout do blog

Creche SPES inicia ciclo de encontros para aproximar escola e família

admin • out. 18, 2018

A manhã do último sábado, 2 de julho, foi dia dos pais de alunos da creche do Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo (SPES) participarem do encontro de formação que tem um objetivo claro: fortalecer os vínculos com as famílias da primeiríssima infância. Esta é a primeira de várias formações que acontecem até o fim do ano na instituição. A próxima acontece no dia 16 de julho.

Comandado por Elizabeth Conceição Rossin, assistente social e mestre em serviço social e psicodramatista, e promovido por meio do Programa Educação: Conquista Coletiva (ECC), da Fundação FEAC, o encontro procurou construir um espaço de acolhimento e aproximação dos pais com o cotidiano de trabalho da creche, que hoje atende 114 crianças de quatro meses a cinco anos e 11 meses.

Segundo a formadora, o encontro com os pais é a primeira etapa do projeto “Quando tudo começa”, que prevê ainda formações com os educadores da creche e momentos em que as famílias e os profissionais estarão juntos. No total, serão 16h de trabalho que devem seguir até dezembro.

“A proposta é que se construa uma relação entre a creche e a família e que este vínculo possa favorecer o desenvolvimento integral da criança”, afirmou Elizabeth Rossin.

Conhecimento

No sábado, o encontro teve como foco a apresentação dos pais e o intuito de conhecer como é a relação de cuidados com os filhos. “Na formação da próxima semana (16/07), a ideia é consolidar a construção e vínculos com a troca de papéis dos pais com os filhos. Para isso, irei propor brincadeiras pedagógicas utilizando vivências do brincar da época em que os pais eram crianças”, explicou a formadora.

Além de desenvolver atividades que estão ligadas ao projeto pedagógico da escola, Elizabeth Rossin também utiliza métodos psicodramáticos e técnicas que valorizam a criatividade e espontaneidade em seus encontros, com o objetivo final de trabalhar o desenvolvimento infantil e psicossomático.

Segundo a diretora da creche, Tânia Barreto, houve uma repercussão positiva e os pais saíram do encontro satisfeitos. “Queremos principalmente fazer uma maior aproximação e criar vínculos com os pais, para que eles conheçam o trabalho da escola e por outro lado, para que a creche também conheça melhor esses pais”, afirmou.

Participativos e empolgados com os encontros de formação, os pais aprovaram a iniciativa da creche em parceria com o Educação: Conquista Coletiva. “Gostei muito da integração de todos. Foi um momento de descontração e que serviu para conhecer outros pais e as visões diferentes que cada um possui. Acredito que a formação promova uma proximidade e também uma consciência sobre o que a creche propõe e desenvolve com nossos filhos. Isso também dá mais segurança para as famílias, porque sabemos que há um bom trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças”, afirmou Luciana de Souza Felix, mãe da pequena Alice, 2 anos.

As formações são acompanhadas e assessoradas de perto pela equipe técnica do ECC, que tem como objetivo contribuir com as entidades de educação infantil conveniadas à Fundação FEAC visando a estruturação e qualificação de iniciativas que incentivem a participação efetiva da família no desenvolvimento das crianças.

“Iniciativas, como a do SPES, de promover formações em que se almejam a construção do respeito e da confiança entre os profissionais da instituição, a família e a comunidade são ferramentas eficazes na criação de relações afetivas que darão suporte aos aprendizados das crianças. Compartilhar experiências, entendendo e trabalhando questões do dia a dia, dará oportunidade para que todos os envolvidos no processo educativo, compreendam as dificuldades que cada um enfrenta e unam forças para potencializar o desenvolvimento infantil”, avaliou Adriana Aparecida Nunes da Silva, assessora técnica do ECC.

Mãos Unidas Pela Arte: Transformando o Muro da Creche SPES em Uma Celebração da Infância
Por SPES Infantil 09 abr., 2024
Junte-se a nós nesta jornada colorida enquanto amigos, artistas e voluntários colaboram para revitalizar o muro da creche do SPES, transformando-o em um vibrante mural de esperança e alegria, inspirado nos sonhos e na criatividade das crianças que atendemos. Descubra como você pode contribuir para este projeto comunitário e ajudar a pintar um futuro mais brilhante para nossas crianças.
Por admin 26 mai., 2020
Muitas pessoas iniciaram esse projeto, entregando seus corações ao voluntariado, dedicando suas vidas em fazer o bem, transformando um pequeno espaço de acolhimento numa Escola de Educação Infantil, acreditando ser possível transformar o mundo pelo aprendizado. Hoje, vendo nossa segunda unidade quase concluída, somos a prova viva de que tudo é possível, com dedicação, amor
Mais artigos!
Share by: