Atividades

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Projeto Pedagógico


Nossa proposta pedagógica segue o estabelecido pelo RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) e demais Legislações pertinentes à Educação Infantil e Primeiríssima Infância.

compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais” RCNEI (BRASIL, 1998, p.21)

Através do diálogo constante entre conteúdo curricular e vivências, histórias e individualidades dos atores e de reflexões e repensar da Educação, dos Valores, do Papel dos Educadores e demais agentes envolvidos, alcançamos o mais amplo objetivo do Ensino-aprendizagem – aflorar o pensar, o comunicar-se, o pesquisar, o raciocinar, a independência e autonomia, o ser socialmente competente para enfrentar os desafios do mundo.

Planejamento Pedagócio

O planejamento pedagógico parte do princípio que a criança de até 05 anos e 11 meses vive uma das mais complexas fases de desenvolvimento humano nos aspectos intelectual, motor, emocional e social de sua formação integral. Oferecer condições para que esse processo transcorra com qualidade, contribui para o sucesso do aprendizado sustentável.


Os espaços estimulantes, educativos e seguros e com profissionais capacitados e motivados, são fatores determinantes para a qualidade social da educação que forma indivíduos críticos e criativos, complementando a ação da família e da comunidade. Proposta de ações que viabilize esse bem-estar e desenvolvimento global faz parte das metas e objetivos deste planejamento.


Para garantir às crianças a possibilidade de construírem seus conhecimentos de forma crítica e criativa, consideramos a brincadeira, o lúdico e o papel do educador na orientação desse conhecimento. Utilizar a brincadeira como um espaço da aprendizagem, da imaginação e da reinvenção da realidade.


O SPES segue a linha de uma escola Democrática, que se baseia em uma pedagogia libertária, na qual as crianças são atores centrais do processo educacional e os educadores são facilitadores, que auxiliam nas atividades, de acordo com o interesse da criança.


A linha Democrática dá à criança, professores, funcionários e pais direitos de participar na Instituição. Cada um é, nesse sentido, responsável por si, mas também pelos demais.

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+SPES

A educação infantil é tratada no SPES em consonância com os eixos (Interações e brincadeiras) contendo seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento devendo ter assegurado para a criança condições de aprender e de se desenvolver.

Conviver

com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas;

Brincar

de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (criança e adultos), de forma a ampliar e diversificar suas possibilidades de acesso a produções culturais. A participação e as transformações introduzidas pelas crianças nas brincadeiras devem ser valorizadas tendo em vista o estímulo ao desenvolvimento de seus conhecimentos, sua imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais;

Participar

ativamente, com os adultos e outras crianças, tanto do planejamento de gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como escolha de brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando;

Explorar

movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola ou fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia;

Expressar

como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos por meio de diferentes linguagens;

Conhecer-se

e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na Instituição escolar e em se contexto familiar e comunitário.

Assim se faz importante uma frequente formação de todos envolvidos nesse processo para que os princípios de qualidade no atendimento sejam os melhores possíveis. Para que consigamos colaborar com a construção de uma infância mais segura com Autonomia, relações privilegiadas com os pares e o adulto, Boa imagem de si e Boa saúde.

Como o cuidado é algo indissociável ao processo educativo, na nossa proposta este cuidado Individual como: a alimentação, o banho, a troca, sono fazem parte do que é pedagógico. Os cuidados individuais permitem as primeiras aprendizagens das crianças sobre o “Cuidado de Si”, “com o meio” e “com o outro”.


Incentivamos a Motricidade Livre: As experiências sobre si e sobre as coisas só podem acontecer a partir do movimento. Uma criança que se movimenta é uma criança que pensa. Uma criança que se movimenta é uma criança que será mais autônoma e segura. No SPES, os bebes/crianças não ficam presos em cadeirinhas, cadeiras altas ou bebê conforto; temos um mobiliário adequado de origem europeia e específico para a faixa etária, os bebês podem se movimentar com liberdade e segurança.


Quando falamos bebes, estamos nos referindo a primeiríssima infância de 0 a 3 anos de idade, para as demais turmas as atividades, brincadeiras são organizadas de modo a propiciar a movimentação e a liberdade pertinente a cada faixa etária.


Brincar: Brincar é viver. Brincar, na nossa proposta é explorar objetos e materiais que permitem o encontro com as primeiras noções de matemática, da física, e da química. O brincar também permite desenvolver sua linguagem e perceber que ele pode modificar os objetos á partir de sua ação.


Cultura: As manifestações de nossa cultura como música, as artes plásticas e a literatura são apresentadas de forma lúdica e em contextos de brincadeira. Acreditamos na influência destas manifestações na formação integral das crianças.


No momento não temos nenhuma criança com necessidades especiais matriculada no SPES, entretanto, por acreditar no processo de inclusão, devemos promover situações diárias onde os alunos da educação infantil, cultivem o respeito, a cidadania, o cuidar de si e do outro, aceitação, companheirismo e tantos outros valores necessários à formação de um cidadão justo.

Nossos objetivos são que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:


  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
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